terça-feira, 21 de julho de 2009

Ex-designer da Adidas faz coleção para o mercado chinês

A Deutsche Welle, em sua página na internet, noticiou o acordo entre Michael Michalsky, designer e ex-diretor de criação da Adiddas e o grupo chinês Dongxiang que atua fortemente no mercado chinês (para ler a matéria na íntegra, clique aqui)
Este é mais um fato que nos leva a refletir sobre o desenvolvimento da China como produtora e sua busca constante por produtos mais elaborados e, consequentemente, mais rentáveis, uma vez que ela sabe que competir em produtos de preço surgem competidores novos a cada momento. Países há algum tempo como India e Vietnã apresentam-se como players neste mercado de baixo custo.
Pouco se conhece no Brasil sobre as marcas chinesas. No ramo calçadista, uma das mais citadas recentemente foi a Li Ning de propriedade do ex-atleta olímpico que dá nome à empresa. Para quem não lembra de quem estamos falando, trata-se de um campeão olímpico com 6 medalhas, das quais 3 de ouro, nas competições de ginástica olímpica durante a Olimpíada de Los Angeles em 1984. Em 2006, sua empresa teve um faturamento brudo de US$ 418 milhões. A Mingle, outra grande empresa de artigos esportivos, possui um canal de vendas próprio com aproximadamente 500 lojas dentro da China.
Modelos de negócios diferentes, e por que não dizer, ousados, além da força de um mercado interno ávido por novidades. Esta é uma das facetas da China moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário